Me dá saudade



                                                    Praça Balthazar de Bem


O melhor de voltar a Cachoeira é chegar na rodoviária, descer do ônibus e fazer o caminho até em casa a pé. O melhor de voltar a Cachoeira é acordar com o sol mais alto no outro dia e ouvir a rádio local enquanto tomo café na cozinha. O melhor de voltar a Cachoeira é sentar na frente da Matriz domingo à tarde, com as costas para ela e defronte ao Château d'Eau; e “enquanto invento aqui pra mim um silêncio sem fim”, sobre as escadas que dão acesso à Catedral, as palmeiras Washigtonianas da década de 30 “inventam um ballet”, circundando o nosso “Castelo d'Água” sob o olhar atento de Netuno.
O melhor de voltar a Cachoeira é, depois de tomado aquele café da manhã e ter escutado as notícias no radinho de pilha, sair caminhando sem um rumo certo pela cidade; descer a Júlio e, lá no fim, dobrar a esquina e chegar na Sete; e mais adiante sentar nos bancos do canteiro central da Bonifácio. E “quando eu ando pela Sete e o sol começa a esquentar, o riso ciranda o rosto quando eu começo a me lembrar”. O melhor de voltar a Cachoeira é, nessas caminhadas, juntar algumas reminiscências nas calçadas e ir reagrupando em mim os vários pedaços que deixei por aqui. E não é que “revirando algumas fotos e lembrando de algum tempo que passou, me peguei rindo sozinho da minha própria solidão”. 
O melhor de voltar a cachoeira é descer a Moron e sentir o ar gélido das águas do Jacuí, ao mesmo tempo em que o céu escurece. O melhor de voltar a Cachoeira é reencontrar todos os verdadeiros amigos, tomar um chimarrão à tarde e acabar em algum boteco ao fim da noite. E “me dá saudade, saudade de ser cabeludo e do casaco de veludo que eu ganhei da minha vó”.
O melhor de voltar a Cachoeira é saber que os laços da amizade ficam cada vez mais fortes. O melhor de tudo ao voltar para Cachoeira é saber, quando vou embora, que estou repleto de nós.




Contribuições involuntárias:
Me dá saudade - Pepe Fontanari
Telhados de Paris - Nei Lisboa





Comentários

  1. Tenho as mesmas sensações. Belo texto!
    Gisele

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto! Enquanto lia andei junto por cada local que você citava... ôh topofilia!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Lindo, lindo, lindo..... Saudade de Cachoeira....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas